Você liga a televisão e lá está aquela celebridade, em uma festa agitada, usando as melhores roupas, cercada por pessoas belas e importantes. Então você navega na internet e mais fotos dessa celebridade aparecem - carros velozes, luxo ostentado. Uma mistura de sensação que permeia entre o poder e a liberdade.
E muitos são os jovens e adolescentes que desejam estar ali, no lugar daquela pessoa. Por isso, as celebridades arrebanham uma legião de fãs por onde quer que andem.
Seus “discípulos” imitam suas roupas, seu comportamento e seus desejos.
Quem nunca quis ser um pop star?
E, muitas vezes, esse “pop star” pode estar disfarçado de “grupo de amigos” ou “colegas de escola”. Qual deve ser o preço a ser pago para receber a aceitação deles?
Você é único
Para mostrar aos jovens o verdadeiro valor que possuem, o grupo Força Jovem Europa (FJE) tem promovido o grande evento “Saiba dizer não”, que percorre diversos países do Velho Continente.
Recentemente, o evento chegou à Suíça, onde estiveram presentes centenas de jovens.
Durante o encontro, o coordenador do FJE, pastor Gelson Luis (foto ao lado), explicou para os jovens que, na vida, algumas pessoas podem surgir para nos influenciar, porém, essa influência pode ser negativa, como acontece com algumas celebridades que, por meio das músicas e filmes que produzem, induzem os jovens à prostituição, às drogas, às festas, à rebeldia aos pais, entre muitos outros comportamentos, que terão consequências ruins no futuro.
O problema não é o fato de aquela pessoa ser uma celebridade, mas sim que tipo de exemplo ela transmite às outras pessoas, utilizando a sua posição de destaque – principalmente entre os jovens.
Porém, não é fácil ir contra o gosto da maioria. Há jovens que sofrem discriminação por não seguirem a “moda”, e em alguns casos eles não suportam a pressão dos colegas e acabam até mesmo por terminar com a própria vida.
Por isso, o pastor Gelson, dá três dicas para os jovens se autovalorizarem e não serem influenciados pela mídia, celebridadades ou pelas amizades:
- Você é único
- Não se deixe influenciar pelos maus exemplos
- Procure ajuda – o Força Jovem terá prazer em ajudá-lo
Em Israel, Cabo Verde e Portugal
Mais de 200 jovens estiveram presentes no evento “Saiba dizer não” realizado na cidade de Tel Aviv (foto ao lado), capital israelense, mais da metade pela primeira vez, animados por apresentações de música e dança, que chamavam atenção de quem passava pela rua.
O pastor Israel Ameno conduziu o evento na cidade e os jovens foram muito bem recebidos pela plateia, que se formava em torno do palco ao ar livre.
Já em Praia, capital de Cabo Verde, um arquipélago próximo à África, centenas de jovens se reuniram em uma quadra de esportes, de onde puderam ouvir depoimentos de outros jovens, que contaram a experiência e os problemas que enfrentaram antes de conhecerem o FJE, mostrando como a fé em Jesus os ajudou a superar os desafios da vida e a serem felizes como são hoje.
Também houve apresentação de dança e música.
Em Portugal, o evento aconteceu no Campo Pequeno – um auditório de apresentações muito famoso, na capital, Lisboa. Havia tantos jovens presentes, vindos de toda a Europa, que muitos tiveram de acompanhar do lado de fora.
As apresentações de teatro e dança foram conduzidas pelo pastor Gelson e agitaram os jovens espalhados pelas arquibancadas. O bispo Júlio Freitas, responsável pelo trabalho da Universal na Europa (foto ao lado), e o cantor Marquinhos Gomes também estiveram presentes.
Muitos jovens contaram suas histórias de superação, falaram sobre como deixaram os vícios e superaram a baixa autoestima e outros comportamentos que colocavam em risco sua felicidade.
“A vida é feita de escolhas, e elas determinam o futuro, por isso muitas pessoas, mesmo tendo fortunas, amizades e sucesso, perderam tudo, por causa das escolhas erradas que fizeram na vida”, destacou o pastor Gelson.
A receptividade do evento “Saiba dizer não” tem sido muito grande nos diversos países em que foi realizado e, com isso, jovens têm aprendido a valorizar o próprio potencial e a respeitar as outras pessoas como elas são.
Nenhum comentário:
Postar um comentário