Entenda se todas as decisões da sua vida já foram ou não tomadas
Você sai de carro pela manhã, liga o rádio e sua consciência é livre para escolher a estação que desejar, certo? Errado. Pelo menos é isso o que mostra uma pesquisa realizada no Centro Bernstein de Neurociência Computacional, em Berlim, Alemanha.
De acordo com os resultados do estudo, antes de sua consciência “escolher” a estação de rádio, seu cérebro já sabia qual seria a escolha. Tomando o ponto de vista da pesquisa, o livre-arbítrio, optar por algo conscientemente, não existe, pois as decisões seriam tomadas pelo cérebro inconscientemente.
“Não sabemos até que grau de escolha e de ação isso acontece”, declarou o responsável pelo estudo, John Dylan-Haynes. “Ainda vamos precisar fazer muitas pesquisas.”
E o que a Bíblia diz?
Obviamente, os testes realizados em Berlim dizem respeito a pequenas escolhas entre algumas opções. O homem ainda não é capaz – e talvez nunca seja – de entender a forma como Deus age. Logo, entender o que é livre-arbítrio e como utilizá-lo é tarefa árdua.
Algumas pessoas acreditam na teoria do determinismo calvinista, linha de raciocínio surgida no século 16, que defende que Deus fez as opções pelo homem antes mesmo dele existir. Para essas pessoas, se Deus conhece o presente e o futuro, nenhuma escolha que o homem faça poderá mudar o que está por vir e, assim, não existe o livre-arbítrio, tudo está pré-determinado.
Não é isso, entretanto, o que a Bíblia nos mostra. Em diversas passagens é dado ao homem o poder de escolha, como no caso em que o faraó pôde optar entre seguir a Palavra de Deus, dita por Moisés, ou negá-la. O próprio Senhor lamenta, em Provérbios 48.18, as decisões tomadas pelos homens: “Ah! Se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.”
Deus nos deu livre-arbítrio para termos liberdade de pensar. “Ninguém pode amarrar o pensamento, mesmo que fosse colocado numa prisão ou vivesse num país de ditadura, atrás da cortina de ferro. Os pensamentos Divinos estão dentro de seu ser e permitem acesso ao Todo-Poderoso em qualquer lugar, sob quaisquer circunstâncias. Nenhum poder temporal mundano e nem o inferno podem impedir a comunicação com Deus”, diz o bispo Edir Macedo em uma de suas postagens no Facebook.
O homem possui, portanto, o direito de escolher. Mas também possui o dever de escolher sabiamente, “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário